Escola de Ensino Fundamental Padre Severino Xavier
PROJETO PETECA
2011
1º DIA
TEMA: “Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer”.
Roda de conversa (através da apresentação de uma gravura retratando o trabalho infantil);
Produção de desenhos e frases -1º ano;
Produção de um bilhete alertando aos adultos sobre o que é trabalho infantil - 2º ano;
Produção de uma carta alertando aos adultos sobre o que é trabalho infantil - 3º ano;
Produção de poesias sobre trabalho infantil - 4º ano;
Produção de paródias sobre trabalho infantil - 5º ano;
Produção de cartazes sobre trabalho infantil - Aceleração.
2º DIA
TEMA: Diversas formas de trabalho infantil.
Trabalho infantil doméstico 1º e 2º ano:
Conto: Cinderela;
Classificação das atividades domésticas que as crianças podem fazer para ajudar aos pais e que não são consideradas trabalho infantil (listagem);
Desenhos e/ou recorte e colagem;
Trabalho infantil nas ruas - 3º ano:
Conto: A menina e os fósforos;
Reescrita da história mudando o final;
Trabalho infantil na agricultura - 4º ano a Turma da Aceleração
Conto: Negrinho do Pastoreio;
Produção de histórias em quadrinhos;
Trabalho infantil na indústria, no comércio e nos serviços- 5º ano
Texto: Na pedreira;
Leitura e debate fazendo um paralelo com o trabalho infantil em nossa cidade no passado e na atualidade;
Produção de esquete teatral, baseada no tema “Trabalho Infantil”;
3º DIA
TEMA: Os prejuízos do trabalho infantil para a criança e para a sociedade.
Revista Peteca: leitura e exploração oral da história; (TODOS)
Montagem de um mural de gravuras representando o trabalho infantil - 1º ano;
Listagem dos prejuízos causados pelo trabalho infantil - 2º ano;
Produção de propagandas em cartazes alertando sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil - 3º ano a Turma da Aceleração;
Produção de um jornal falado (rádio) - 4º ano;
Produção de um comercial de televisão - 5º ano;
CULMINÂNCIA
Será organizado um momento de socialização dos trabalhos no pátio após o recreio.
Click e Veja o Álbum do Projeto Peteca 2011
Projeto Pequenos leitores
2011
APRESENTAÇÃO
O presente projeto surgiu a partir da necessidade de incentivar nossos alunos a adquirir o gosto pela leitura como forma de diversão e entretenimento.
Pretendemos através do mesmo estimular em nossos educandos o hábito da leitura tanto em casa quanto na escola. Com o intuito de melhorar a aprendizagem dos mesmos, como também oportunizá-los ao prazer da leitura em família. Haja vista, ser esta a primeira instituição com a qual a criança desenvolve suas primeiras aprendizagens. Sendo nos pais ou responsáveis que os filhos se espelham, reproduzindo comportamentos e/ou atitudes.
Levar para dentro de casa o momento de leitura compartilhada será para escola uma grande conquista, pois assim, estará estreitando o relacionamento entre escola e família.
Por fim, entendemos que ao criarmos a oportunidade do momento de leitura em família, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos/leitores mais esclarecidos e felizes, como também elevando o nível da aprendizagem dos nossos alunos.
JUSTIFICATIVA
A formação de leitores proficientes é de grande importância na busca do ensino de qualidade desejado por todos os profissionais da educação, pais e governantes.
Pensando assim é que elaboramos o projeto “Pequenos Leitores”, através do qual pretendemos estimular a parceria entre pais e professores no incentivo à leitura prazerosa tanto em casa como na sala de aula. Com a formação do hábito da leitura em família pretendemos aproximar mais pais e filhos apesar da correria da vida moderna em que vivem. Correria esta, que tem causado grandes prejuízos na formação do indivíduo e consequentemente na aprendizagem dos conteúdos curriculares. Pretendemos também incentivar o imaginário dos nossos educandos, que atualmente tem sido pouco criativo devido a invasão dos recursos tecnológicos em seu cotidiano.
Portanto o projeto “Pequenos Leitores”, será um elo de fortalecimento entre a parceria família x escola no melhoramento do desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos através da interação com seus familiares.
OBJETIVO GERAL
Estimular a oralidade, a criatividade, o gosto pela leitura e fortalecer os vínculos familiares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Promover momentos de descontração em família através da leitura;
ü Elevar o nível de aprendizagem dos nossos alunos;
ü Fortalecer a relação família x escola;
ü Estimular a imaginação e a criatividade;
ü Elevar a auto-estima dos educandos e seus familiares.
ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS
ü Levantamento de dados quanto ao acesso das crianças à leitura em casa;
ü Discussão com a equipe escolar sobre a elaboração do projeto com base nas necessidades encontradas;
ü Apresentação do projeto para alunos e pais;
ü Desenvolvimento das atividades propostas para a execução do projeto ;
ü Avaliação dos objetivos alcançados;
ü Socialização dos rendimentos obtidos através do projeto.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido de forma lúdica, através de atividades coletivas e individuais nas quais, cada participante terá a oportunidade de escolher as obras que deseja ler, como também serão proporcionados momentos de socialização da leitura feita em casa e na escola através da roda de leitura.
ATIVIDADES PROPOSTAS
ü Selecionar materiais de leitura para serem utilizados no projeto (livros de histórias infantis, jornais, revistas, poesias, letras de músicas, textos variados);
ü Ciranda da leitura;
ü Leitura em família;
ü Preenchimento de ficha de acompanhamento da leitura;
ü Roda de leitura;
ü Produção de histórias coletivas;
ü Contação de histórias;
MATERIAIS UTILIZADOS
ü Livros infantis;
ü Revistas;
ü Gibis;
ü Textos variados;
ü Fichas de acompanhamento;
ü Projetor de mídia;
ü Aparelho de som;
ü CDs, DVDs, TV, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer do projeto através da observação das fichas preenchidas pelos pais e do rendimento do aluno em sala de aula mostrado nas fichas de acompanhamento preenchidas pelos professores a cada bimestre.
EMBASAMENTO TEÓRICO
“Se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”.
(Tizuko Morchida kishimoto)
É de notória importância para a formação de qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. É poder sorrir, gargalhar com situações vividas pelos personagens. E com a idéia dos contos, então, a criança pode ser um pouco participante desse momento de humor, de brincadeira e aprendizado. É através da leitura, do contato com as histórias infantis que a criança se desenvolve como ser humano. Através da experiência com a leitura a criança desenvolve melhor a linguagem como também aprimora o ato de ler e de escrever. Ricardo Bamberger afirma que é importante habituar a criança às palavras. “Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano”.
São muitos os pesquisadores que procuram mostrar aos pais e professores a importância da leitura diária para as crianças. A professora e autora Helena Martins fala do contato social com o objeto livro, o qual revela “um prazer singular” na criança. Segundo ela “esse jogo com o universo escondido do livro pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo”. Na leitura, através dos sentidos a criança desperta a curiosidade pela maneira atrativa como os livros lhes são apresentados, eles são capazes de mexer com a emoção, e em se tratando de crianças a imaginação torna a leitura ainda mais fascinante.
A escola, como também a família deve está atenta a formação do hábito de leitura nas crianças, pois atualmente tem-se percebido uma distancia entre a criança e os livros infantis. Isso se dá devido o aumento da tecnologia e a falta de hábitos familiares de leitura. Nossas crianças estão inseridas em um contexto social, no qual se valoriza muito o uso da televisão e do computador, os pais, por trabalharem fora quase não tem tempo de sentarem-se com seus filhos para ler, ou lhes contar uma história. Sem contar que existem muitos fatores sociais, econômicos e políticos que dificultam ainda mais o acesso ao livro. Existem escolas que não dispõem de bibliotecas e se dispõem o seu acervo é inadequado para o público infantil. Existe também a falta de profissionais aptos a orientarem as crianças na escolha que lhes propiciem um contato agradável com os livros.
Em fim, percebemos a importância da discussão entre pais e professores sobre o que é leitura, e da importância do livro para a formação do leitor, como também, do ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico.
BIBLIOGRAFIA
SOUZA, Renata Junqueira- A Importância da Leitura e da Literatura Infantil para as crianças e jovens -
Artigo extraído
da revista Comunicação e Cultura, editado pela Editora Paulus - abril/maio de 2003.
Artigo extraído
da revista Comunicação e Cultura, editado pela Editora Paulus - abril/maio de 2003.
BOMTEMPO, Luzia -De Olho nas Páginas dos Livros de Literatura Infantil – CONSTRUIR NOTÍCIAS Nº 21 – ANO 04 – Março/ Abril 2005.
Projeto Festa Junina
2011
Duração: 10 dias
Período: 30/05 à 10/06 de 2011
OBJETIVO GERAL
Resgatar a tradição das festas juninas como parte da cultura do nosso município.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a origem das festas juninas;
Reconhecer o valor do trabalho rural;
Desenvolver a criatividade;
Identificar as músicas e ritmos próprios das festas juninas;
Compreender a festa junina como parte do folclore brasileiro;
Reconhecer a culinária tradicional das festas juninas;
Conhecer as crenças religiosas das festas juninas;
Conhecer as crendices populares feitas nas noites de festa juninas;
Compreender o que é agricultura sustentável.
DESENVOLVIMENTO
Leitura de textos informativos;
Pesquisa das festas juninas no tempo dos seus pais e avós;
Pesquisa sobre a origem das festas juninas;
Trabalhar com músicas juninas;
Pesquisa de danças juninas;
Apresentação das danças pesquisadas;
Confecção de enfeites para decorar a escola;
Trabalhar com receitas de comidas típicas das festas;
Trabalhar com preços dos produtos utilizados nas receitas;
Exploração de medidas dos ingredientes utilizados nas receitas;
Utilização de cruzadinhas e caça-palavras;
Pesquisa das brincadeiras feitas nas festas juninas;
Produção de textos;
Exploração de textos diversificados (músicas, poesia, receitas, lista de produtos, histórias, etc.);
Exploração do vocabulário caipira;
Concurso do modelo de convite do Arraiá de 2011;
Sensibilização para o perigo de soltar balões;
Textos em cloze;
Realização de gincanas para arrecadar os ingredientes para o preparo das comidas típicas;
Produção de paródias;
Produção de poesias;
Produção de histórias em quadrinhos;
Produção de cartazes anunciando o arraiá da escola;
Entrevista com pessoas ligada as tradições das festas juninas;
Montagem de stander mostrando os trabalhos realizados por sala;
Escolha da equipe de apoio de alunos para a organização da culminância;
Estudo da agricultura sustentável.
CULMINÂNCIA
Stander dos trabalhos;
Arraiá com danças, desfiles, brincadeiras, comidas típicas, etc.
AVALIAÇÃO
Através da participação e realização das atividades.
Através do apurado de dinheiro.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
1ª SEMANA
1º dia - 30/05 – Segunda-feira:
Texto informativo “origem das festas juninas”- 1º ao 5º ano. (Datas comemorativas p.64);
Atividade 01: pesquisa com os pais e avós sobre como eram realizadas as festas juninas em seu tempo;
Atividades 02: caça-palavras - 1º, 2º e 3º ano. (Dia a dia p.151);
Atividade 03: cruzadinha - 4º, 5º ano e Aceleração. (Dia a dia p.152);
2º dia -31/05 – Terça-feira:
Trabalhando com músicas – 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ano e a Turma da Aceleração.
Sugestões de músicas:
Pedrinho, Joãozinho e Toinho inventaram brincadeira, carregaram... (Domínio Popular);
Vamos dançar na festa de São João... (Domínio Popular);
Olha pro céu meu amor... (Elba Ramalho);
Fagulhas, ponta de agulha, brilha estrela... (Elba Ramalho);
Atividade 01: listagem de músicas;
Atividade 02: exploração da letra da música;
Atividade 03: produção de paródias;
Atividade 04: pesquisa dos ritmos utilizados nas festas juninas;
Atividade 05: pesquisa dos cantores dos ritmos juninos.
3º dia-01/06 – Quarta-feira:
Texto “festa no arraial”-1º, 2º e 3º ano. (Dia-a-dia p.145);
Texto”qual é o sentido dos símbolos juninos ?”- 4º, 5º ano e a turma da Aceleração. (Datas comemorativas p.77);
Atividade 01: leitura e exploração do texto;
Atividade 02: desafio com todos - (Divide a sala em dois grupos, apresenta o tema “festas juninas” para que pensem em coisas relacionadas ao tema. O professor estipula um tempo para que os alunos escrevam o que pensaram. Ganha o grupo que escrever o maior número de palavras.;
Atividade 03: exploração das palavras que escreveram – 1º e 2º ano;
Atividade 04: produção de frases – 3º ano e a turma da Aceleração;
Atividade 05: produção de textos – 4º e 5º ano;
Atividade 06: confecção de bandeirinhas para ornamentação da escola – (todos devem participar).
4º dia-02/06- Quinta-feira:
Danças – (Vídeos com danças juninas);
Atividade 01: escolha uma dança pra escolher as instruções de como dançar. (Todos);
Atividade 02: ensaio da dança em sala. (Todos);
Atividade 03: produção de um questionário para entrevistar pessoas mais velhas sobre como eram as danças juninas em seu tempo. (Todos);
Atividade 04: criação do modelo do convite. (Todos)
5º dia-03/06- Sexta-feira:
Brincadeiras nas festas juninas. (Todos )
Conversa informal sobre as brincadeiras realizadas nas festas juninas.
Atividade 01: listagem das brincadeiras – 1º ano;
Atividade 02: produção de textos:
Convite para um colega vir brincar alguma brincadeira junina - 2º ano;
Produção de uma poesia com brincadeiras juninas -3º ano;
Produção de uma paródia com brincadeiras juninas -4º ano;
Produção de histórias em quadrinhos com brincadeiras juninas -5º ano;
Produção de cartazes com tipos de brincadeiras juninas – Turma de Aceleração.
2ª SEMANA
6º dia – 06/06 – Segunda-feira:
Trabalho com receitas de comidas típicas
Pesquisa de comidas típicas das festas juninas. (Todos );
Texto “ festas juninas ”- Todos - (Dia a dia.p.146);
Leitura e exploração do texto. (Todos);
Atividade 01: escolha de uma receita para explorar: ingredientes, quantidades, preços dos produtos utilizados, etc. (Todos);
Atividade 02; pesquisando (dia a dia p.150) - 2º, 3º ano e a Turma da Aceleração;
Atividade 03: compras (datas comemorativas, p.94) 1º ano;
Atividade 04: montagem de um livro de receitas com as comidas típicas estudadas – 4º e 5º ano.
7º dia – 07/06 – Terça-feira:
Texto “rosinha”- (coleção preta). (Todos);
Atividade 01: exploração do vocabulário. (Todos);
Atividade 02: análise estrutural de palavras do texto – 1º ano;
Atividade 03: utilização do dicionário – 2º ano a Aceleração;
Atividade 04: reescrita das palavras na língua padrão - 2º, 3º ano e a Aceleração;
Atividade 05: produção de um dicionário caipira- 4º e 5º ano;
Observação: gincana entre as turmas.
8º dia - 08/06 - Quarta-feira:
Trabalhando sobre o perigo dos balões, bombinhas e pula fogueira. (Todos);
Exploração da música – balãozinho - 2º e 3º ano;
Exploração de textos - 4º e 5º ano;
Historinha “na rua do sabão”- 1º ano;
Atividade 01: confecção de balões. (Todos);
Atividade 02: desenhos – 1º e 2º ano;
Atividade 03: produção de textos informativos sobre o perigo dos balões – 4º e 5º ano;
Atividade 04: produção de historinha sobre os balões- 3º ano e Aceleração.
9º dia- 09/06 - Quinta-feira:
Poesias. (Todos)
Festa junina – (Dia-a-dia P.147) - 4º e 5º ano;
Bate papo na roça – (Datas comemorativas p.84) – 3º ano e Aceleração;
Mês de junho – (Datas comemorativas p.85) – 2º ano;
São João – (Datas comemorativas p.85) - 1º ano.
Atividade 01: leitura e exploração da poesia. (Todos);
Atividade 02: ilustração da poesia. (Todos);
Atividade 03: produção de novas poesias. (Todos);
Atividade 04: recitar as poesias. (Todos):
10º dia – 10/06 - Sexta-feira:
Organização da festa;
Realização da festa com danças, brincadeiras, desfile e comidas típicas.
OBSERVAÇÕES GERAIS
Desfile Matuto
Cada sala irá escolher uma candidata para e desfile “rainha caipira”;
Danças
1º ano A e B: Pisa o milho;
2º ano A e B: Fagulhas;
3º ano A e B: Olha pro céu meu amor;
4º ano B e 5º ano A, B e a Turma da Aceleração: Quadrinha.
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