segunda-feira, 15 de agosto de 2011



I Encontro de Formação do Programa ‘Luz do Saber Infantil’

O Programa Luz do Saber Infantil é um “recurso didático” que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, “Escrever”, “Aplicativos” e o “Professor”. O primeiro é composto por 10 (dez) atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.
O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 (trinta e seis) atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 (treze) aulas que possuem várias atividades cada.
O curso será ministrado pela professora Socorro Leni, Técnica da Secretaria de Educação e Coordenadora do Programa no município. Serão capacitadas duas escolas, a Padre Severino Xavier na Sede do município e a Raimundo Nogueira Barros  do Distrito de São José. As duas escolas serão execultora do projeto piloto que pretende se expandir para todoas as escolas municipais e atender aos alunos com Dificuldades de Aprendizagem.
A realização da capacitação acontecerá na E.E.F. Pe. Severino Xavier nas dependências do  Laboratório de Informática localizado a Rua 15 de Novembro nº 800, no horário de 13h às 17h no período de 16 a 19 de agosto de 2011.
Mais informações sobre o Programa Luz do Saber Infantil click aqui: http://luzdosaberinfantil.seduc.ce.gov.br/
  Aurélia Lima