Semana
da Leitura 2012
Projeto: "O Valor da Leitura"
INSTITUIÇÃO: Escola
de Ensino Fundamental Padre Severino Xavier
MUNICÍPIO: Palhano
- CE
PÚBLICO ALVO: alunos
do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
TURNO: manhã
e tarde
DURAÇÃO DO PROJETO: De
23 a 27 de abril de 2012
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
BENEFICIADOS: 415
alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano
COLABORADORES: Aurélia
Oliveira de Lima
Evaldo Ferreira Gomes
Francisca
Walcyneide Mateus
Lucineide Ferreira Nunes de Lima
Nara Nadja
Santiago Costa
1. NOME DO PROJETO:
“O valor da Leitura”.
2. EIXO TEMÁTICO: Literatura infanto-juvenil.
4. JUSTIFICATIVA
O domínio da língua tem estreita relação com
a possibilidade plena
de participação social e política
na sociedade, pois é por meio dela que os homens se comunicam, têm acesso
à informação, expressam
e defendem pontos
de vista, partilham
ou constroem visões
de mundo e assim produzem
conhecimentos.
Com
esse pensamento, pretendemos a partir desse projeto, dinamizar ações que
permitam recuperar e alargar os hábitos de leitura, promovendo atividades que
desenvolvam a competência leitora na infância e adolescência. É preciso agir
urgentemente em função dessa prerrogativa para formarmos leitores fluentes.
Todo
esse trabalho envolvendo a leitura busca oportunizar ao aluno o gosto pela
leitura e fazer com que eles se sintam motivados a frequentarem a biblioteca
escolar que está sendo preparada para ser um instrumento de auxilio e ajuda na
elaboração do conhecimento e no desenvolvimento de um cidadão comprometido.
5. OBJETIVOS
5.1. OBJETIVO GERAL
Estimular, proporcionar e construir ações que
desenvolvam no aluno o prazer de ler através da literatura infanto-juvenil.
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ler
diversos gêneros da literatura infanto-juvenil, possibilitando ao aluno a
aquisição de competências leitoras.
Ampliar
o repertório de histórias conhecidas.
Construir
o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem a
leitura ou contação de histórias.
Refletir
sobre os elementos de escrita utilizados nos textos para facilitar a produção
em sala.
Visitar,
ler e explorar a proposta de leitura de cada cantinho.
Produzir
atividades em sala, de acordo com a sugestão do plano de aula.
Ampliar
o acervo infanto-juvenil da biblioteca escolar.
Reinaugurar
a biblioteca escolar Monteiro Lobato.
6.
DESENVOLVIMENTO
6.1. AÇÕES
6.1. AÇÕES
Pesquisa de várias poesias infantis para a construção do “Varal da Leitura”.
Encaminhamento de ofício a Secretaria de Cultura Municipal
solicitando empréstimo de obras infanto-juvenis de vários autores para o “Tapete de Leitura”, assim como
histórias em quadrinhos para a “Tenda da Leitura”.
Distribuir nas editoras, repartições públicas e
privadas uma carta solicitando a doação de um livro infanto-juvenil.
Selecionar as melhores produções da semana para
forma a “Tenda das Produções dos alunos” que ficará exposta na culminância do
projeto.
6.2. ESTRATÉGIAS
6.2. ESTRATÉGIAS
Construir o cronograma dos trabalhos juntos, núcleo
gestor e técnicos da biblioteca escolar.
Apresentar o projeto para os professores.
Definir a colaboração e o papel de cada um para o
uma boa execução do projeto.
7. MATERIAL USADO NO PROJETO
Poesias
de vários autores, histórias em quadrinhos, livros contos, parlendas, fábulas etc.
Computador,
impressora, cartolina, fita gomada, cola,site da internet e blogs, sulfit,
pegadores de roupas, roupas de recém nascido, cordas, rede, balanço, triângulo,
violeiro, tapetes, ursos, almofadas, tenda.
Lápis de cor, giz de cera, tinta guache, mesas, cadeiras, caixa de som, microfone,
produções dos alunos, máquina fotográfica.
8. METODOLOGIAS
- Abertura do projeto de forma criativa para as crianças;
- Preparação dos cantinhos de leitura manhã e tarde;
- Visitas aos cantinhos de leitra:
- Exploração e produção, em sala de aula, das leituras feitas nos cantinhos;
9. AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto com os
professores e envolvidos, será feita através da dinâmica que bom, que tal, que
pena. A mesma permite que os profissionais envolvidos possam falar sobre os
pontos positivos e exitosos do projeto. Falar sobre o que não funcionou, não
surtiu resultado ou foi de pouca valia, assim como emitir sua opinião e sugerir
as modificações que venham engrandecer a elaboração e execução dos futuros
projetos.
10. CULMINÂNCIA
A
culminância do projeto será feita no último dia de execução do projeto. A mesma
juntará os turnos manhã e tarde para que os mesmos possam ter a oportunidade de
estarem juntos, dividirem o mesmo espaço, contemplarem suas produções e as
experiências vivenciadas em momentos diferentes.
11. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
13. REFERÊNCIAS
BALDI, Elisabeth. Leitura
nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura.
Porto Alegre: Editora Projetos, 2009.
MEIRELES,
Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1990.
MORAES, Vinicius de. A arca
de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004.
SILVA,
Vera Maria Tutzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e
promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/olavo_bilac.html
acessado em 17/04/2012 às 09 horas.
Postado por Aurélia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário