terça-feira, 2 de outubro de 2012

Projeto o Valor da Leitura



Semana da Leitura 2012
 
Projeto: "O Valor da Leitura"


INSTITUIÇÃO: Escola de Ensino Fundamental Padre Severino Xavier 

MUNICÍPIO: Palhano - CE

PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

TURNO: manhã e tarde

DURAÇÃO DO PROJETO: De 23 a 27 de abril de 2012

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

BENEFICIADOS: 415 alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano

COLABORADORES: Aurélia Oliveira de Lima
                                       Evaldo Ferreira Gomes
                                       Francisca Walcyneide Mateus
                                       Lucineide Ferreira Nunes de Lima
                                       Nara Nadja Santiago Costa


1. NOME DO PROJETO: “O valor da Leitura”.

2. EIXO TEMÁTICO: Literatura infanto-juvenil.

4. JUSTIFICATIVA

 O domínio da língua tem estreita  relação com  a   possibilidade   plena   de   participação social e política na sociedade, pois é por meio dela que os homens se comunicam, têm acesso à   informação,   expressam   e   defendem   pontos   de  vista,   partilham   ou   constroem   visões   de mundo  e assim produzem conhecimentos.

Com esse pensamento, pretendemos a partir desse projeto, dinamizar ações que permitam recuperar e alargar os hábitos de leitura, promovendo atividades que desenvolvam a competência leitora na infância e adolescência. É preciso agir urgentemente em função dessa prerrogativa para formarmos leitores fluentes. 

Todo esse trabalho envolvendo a leitura busca oportunizar ao aluno o gosto pela leitura e fazer com que eles se sintam motivados a frequentarem a biblioteca escolar que está sendo preparada para ser um instrumento de auxilio e ajuda na elaboração do conhecimento e no desenvolvimento de um cidadão comprometido.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL 

Estimular, proporcionar e construir ações que desenvolvam no aluno o prazer de ler através da literatura infanto-juvenil.   

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ler diversos gêneros da literatura infanto-juvenil, possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.

Ampliar o repertório de histórias conhecidas.

Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura ou contação de histórias.

Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nos textos para facilitar a produção em sala.
Visitar, ler e explorar a proposta de leitura de cada cantinho.

Produzir atividades em sala, de acordo com a sugestão do plano de aula.

Ampliar o acervo infanto-juvenil da biblioteca escolar.

Reinaugurar a biblioteca escolar Monteiro Lobato.

6. DESENVOLVIMENTO

6.1. AÇÕES

Pesquisa de várias poesias infantis para a construção do “Varal da Leitura”.

Encaminhamento de  ofício a Secretaria de Cultura Municipal solicitando empréstimo de  obras infanto-juvenis  de vários autores  para o “Tapete de Leitura”, assim como histórias em quadrinhos para a “Tenda da Leitura”. 

Distribuir nas editoras, repartições públicas e privadas uma carta solicitando a doação de um livro infanto-juvenil.

Selecionar as melhores produções da semana para forma a “Tenda das Produções dos alunos” que ficará exposta na culminância do projeto.

6.2.  ESTRATÉGIAS

Construir o cronograma dos trabalhos juntos, núcleo gestor e técnicos da biblioteca escolar.

Apresentar o projeto para os professores.

Definir a colaboração e o papel de cada um para o uma boa execução do projeto.

7. MATERIAL USADO NO PROJETO 

Poesias de vários autores, histórias em quadrinhos, livros contos, parlendas,  fábulas etc.
Computador, impressora, cartolina, fita gomada, cola,site da internet e blogs, sulfit, pegadores de roupas, roupas de recém nascido, cordas, rede, balanço, triângulo, violeiro, tapetes, ursos, almofadas, tenda.  Lápis de cor, giz de cera, tinta guache, mesas, cadeiras, caixa de som, microfone, produções dos alunos, máquina fotográfica.



8. METODOLOGIAS
  •   Abertura do projeto de forma criativa para as crianças;
  • Preparação dos cantinhos de leitura manhã e tarde;
  • Visitas aos cantinhos de leitra:
  • Exploração e produção, em sala de aula, das leituras feitas nos cantinhos;

9. AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto com os professores e envolvidos, será feita através da dinâmica que bom, que tal, que pena. A mesma permite que os profissionais envolvidos possam falar sobre os pontos positivos e exitosos do projeto. Falar sobre o que não funcionou, não surtiu resultado ou foi de pouca valia, assim como emitir sua opinião e sugerir as modificações que venham engrandecer a elaboração e execução dos futuros projetos.

10. CULMINÂNCIA

A culminância do projeto será feita no último dia de execução do projeto. A mesma juntará os turnos manhã e tarde para que os mesmos possam ter a oportunidade de estarem juntos, dividirem o mesmo espaço, contemplarem suas produções e as experiências vivenciadas em momentos diferentes.

11. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES



13. REFERÊNCIAS
BALDI, Elisabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projetos, 2009.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1990.
MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004.
 SILVA, Vera Maria Tutzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.

Postado por Aurélia Lima
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário